top of page
Buscar
  • Foto do escritorFeijó Design

Casar em Restaurante

Essa é, sem dúvida, uma opção bem interessante quando falamos de Mini Weddings.

Já faz algum tempo, que pessoas que escolhem casar em restaurantes, nos procuram. Nos últimos 5 anos isso tem aumentado bastante. Resolvi falar um pouco mais sobre esse tema, já que os Mini Weddings estão por toda parte.

Restaurante Vicolo Nostro decorado por Feijó Design

A gastronomia é o carro chefe

Quando o local do evento é um restaurante a culinária é o carro chefe dessa festa.


Você escolhe o local que melhor se adequa ao seu paladar, aquele capaz de tornar o momento uma experiência gastronômica inesquecível tanto para você como para seus convidados.


Quando um chef trabalha em sua própria cozinha, tudo tende à perfeição, o que é de extrema valia quando se trata de uma festa. O serviço de saída de pratos da cozinha, é impecável, visto que toda equipe está habituada com o local e sabe exatamente como fazer para que você desfrute do melhor desse momento. Não há o que temer!


Outro ponto relevante são as bebidas. Normalmente, restaurantes tem uma carta de vinhos bem interessante, serviço de bar para drinks e cervejas, além de todas as outras opções não alcóolicas. Cabe aqui uma boa negociação. A ideia é não ter preocupação com falta ou compras em excesso destes itens.




Lista de convidados seleta

Esse é um item crucial nessa empreitada. Quando falamos de restaurante, temos que ter em mente a capacidade do local. Em minha opinião, esse formato de festa terá sucesso se você entender que sua lista não pode passar de 100 convidados em média.


Assim, teremos várias opções interessantes, lembrando que quanto menor o número de convidados, maior a oferta de lugares.


Existem espaços que trabalham com salas privativas para eventos sem precisar parar com o curso normal do atendimento de seus clientes cotidianos. Outros fecham o espaço totalmente para sua festa. Tudo depende realmente do número de pessoas e qual a sua necessidade ou desejo.


Agora darei uma pausa, pois temos, com certeza, um divisor de águas a partir do proximo item. Se você não quer se preocupar com esses aspectos, aqui certamente é o seu lugar. No entanto se você é aquele tipo de pessoa que gosta de personalizar tudo, talvez não seja essa uma boa ideia, melhor repensar.


Estrutura completa e pronta

Restaurantes têm toda infraestrutura já pronta. Estão dentro das normas de segurança e aprovados pelos órgãos regulamentares. A sala de jantar, os banheiros adaptados aos portadores de deficiência, recepção com lounge, estacionamento com valet e segurança. Além, é claro, da cozinha totalmente equipada e adaptada.


Outro aspecto relevante é a equipe de profissionais envolvidos. Todos são funcionários do local ou de responsabilidade deles, logo, estão acostumados a trabalhar juntos, para tornar seu evento um sucesso. Desde a entrada, onde os convidados são recebidos pelo serviço de valet, a recepção, a segurança, o serviço de limpeza, os meîtres, os garçons e o serviço de cozinha, todos funcionam como uma engrenagem.


A festa com pista de dança

É muito importante você levar em consideração esse item na hora de fazer sua escolha. Claro que não estou falando de uma regra mas, alguns locais, não têm infraestrutura ou espaço para uma pista. Outros disponibilizam uma área para dança, porém com regras mais rigorosas quanto ao tipo de música e volume do som. Você deve antes de contratar o espaço ou o serviço dos profissionais envolvidos, falar com o restaurante.


Infelizmente já presenciei situações onde um cliente achou que não haveria problema contratar um conjunto para tocar. Quando os profissionais chegaram para a montagem trouxeram amplificadores toda a aparelhagem estrutural e foram barrados na porta. Uma pena o que a falta de acordo prévio causa no dia da festa.


O importante é você entender tudo isso antes e refletir. Um DJ ou um ou dois músicos muitas vezes atendem sua necessidade e estão dentro das normas do local. Assim, seu evento, terá um excelente entretenimento.


O projeto de decoração

Quando escolhemos um restaurante, além da gastronomia, devemos atentar também para o ambiente onde essa culinária está inserida.


Normalmente são feitos magnificos projetos de arquitetura e decoração de interiores para esses espaços. O meu trabalho como decorador não é descaracterizar esse ambiente e sim compor com harmonia e muito cuidado, dando uma conotação mais elaborada e especial para a ocasião. Seguimos a linha do projeto original. Os móveis, o paisagismo e a iluminação certamente ou dificilmente serão mudados.


Alguns espaços permitem intervenções maiores como: alterar modelos de cadeira, reposicionar algumas peças expostas ou fazer a substituição do enxoval que será aplicado. Outros permitem usar sua estrutura de teto para criar elementos aéreos e assim compor a decoração.


Enfim, tudo deve ser levado em consideração, antes de fechar com o restaurante, para que não gere frustrações. O mais importante é escolher algo que o agrade e que não precise de grandes intervenções.


Outro ponto importante e fundamental são os arranjos florais. Estes, com certeza, estarão presentes e poderão variar de acordo com seu desejo ou sonho. Lembrando sempre que teremos que seguir a leitura do local, no que se refere ao tipo de material das peças e cores das flores.





É muito importante que você verifique todos os pontos mencionados. A negociação nesse tipo de evento é fundamental. Você precisa confirmar se o local aceita fornecedores externos ou tem sua própria lista de indicações para decoração, música e outros. Veja tudo, mas tudo mesmo, antes de se decidir.


Resolvi montar uma lista de restaurantes interessantes para que você comece sua pesquisa. Por que não um Destination Wedding? Já pensou nisso? Aqui no Blog tenho um artigo dando maiores detalhes sobre esse tema.


Segue a lista...

São Paulo - Brasil

Lisboa - Portugal

New York - EUA

Vicolo Nostro

Eleven

Eleven Madison Park

Fasano

JNcQUOI

Le Pavillon

Evvai

Belcanto

River Café

Cantaloup

Fifty Seconds

Le Bernardin Privé

Maní

Feitoria

Saga

Spaghetti Notte

Rocco

Tavern on the Green

Clarabela

SUD Lisboa

Bryant Park Grill

Blue Hill at Stone Barns, fica em Tarrytown (45km de Manhattan) .

Estou aqui a sua disposição sempre que precisar, é só me procurar. Fale comigo através do meu site ou das redes sociais.


Tenha um maravilhoso casamento! Uma incrível experiência!



Celebre a vida e o amor!

bottom of page