top of page
Buscar
  • Foto do escritorFeijó Design

Decoração com Brasilidade

O Brasil é um país tropical rico em biodiversidade e com uma população pra lá de criativa. Apesar disso, sempre importamos ideias e estilos estrangeiros. Porém, isso chegou ao fim ou, pelo menos, estamos caminhando para isso. O conceito BRASILIDADE está ganhando fortes adeptos e sendo a nova tendência. Nele são reforçadas as características típicas do nosso país, da nossa cultura e o estilo de vida e hábitos do povo brasileiro.


Decoração de festa da Feijó Design. Brasilidade na Cabana do Luai

Durante séculos fomos colônia europeia. Mesmo depois da nossa independência, fomos massacrados por seus costumes, moda e tendências. Decorações de Natal com neve, casacos de pele no inverno, enfim, são incontáveis os exemplos de importações sem o menor sentido. Isso se agravou em meados do século passado, onde absorvemos também costumes norte-americanos e, com isso, deixamos ainda mais de lado nossas raizes.


O conceito de BRASILIDADE também é uma tendência na decoração. Nada de copiarmos europeus e norte-americanos. A idéia é criar ambientes aconchegantes e, principalmente, personalizados e originais. Vamos resgatar a essência do que é ser brasileiro, através do tropicalismo de nossa flora e, principalmente, do carisma do nosso povo.


Para traduzirmos a BRASILIDADE na decoração, minha ideia começa nas peças e elementos decorativos. O conceito é aplicar aos projetos objetos artesanais e naturais feitos de barro, argila, madeira, fibras entre outros. Eles são produzidos por diversas comunidades regionais espalhadas pelo Brasil. Além de serem lindos, estamos incentivando o trabalho artesanal e, com isso, garantimos sua sobrevivência e prosperidade. Também, como boa opção, temos as peças confeccionadas em pedra ou ferro, já que o Brasil é um dos maiores exportador de minério do mundo.


Decoração de festa da Feijó Design. Brasilidade na Cabana do Luai

Quanto as cores, por se tratar de um país alegremente tropical, os tons fortes traduzem bem esse conceito. A cor do ano, por sorte nossa, é o fúcsia. Ela combinada ao laranja, vermelho e amarelo são uma explosão de alegria. Isso não significa que trabalharemos apenas com tons quentes. Repito, a ideia é usar cores fortes. O azul e suas variações, podem ser combinados ao bege e juntos teremos um conceito litorâneo. Brincar com as cores terrosas, associadas ao verde presente nas florestas, em tons mais claros e escuros, com certeza, trará um cenário elegante ao seu evento.


Para o enxoval (toalhas, caminhos de mesa, jogos americanos, guardanapos) além dos tapetes, acredito que podemos abusar da aplicação de estampas coloridas, bem como de tecidos neutros nas suas cores naturais. Tudo dependerá da linha assumida para o projeto.



Quanto ao mobiliário, acho que não precisamos ir muito longe. Palha, madeira, cipó, corda e couro, são os carros chefes nessa linda ciranda da BRASILIDADE.


Enfim, a BRASILIDADE veio com força e muita personalidade. Ela será meu carro chefe. Tenho certeza que faremos muitos projetos encantadores, tanto no Brasil como no exterior, mostrando o que temos de melhor.



bottom of page