top of page
Buscar
  • Foto do escritorFeijó Design

Destination, sonho ou realidade?

Atualizado: 22 de ago. de 2023


Decoração da Feijó Design casar na Bahia
Bahia - Brasil

Depois de diversas experiências vividas, festas e clientes realizados, tanto no Brasil como no exterior, confesso que encontrei uma certa paixão sobre esse tema: Celebrar longe de casa, SIM, por que não?


Costumo dizer que é perfeito, incrível, mas que demandará muito planejamento e organização.


Resolvi relacionar algumas questões para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre esse tema.

Se eu casar no exterior, o casamento será válido no Brasil?

Sim, o casamento realizado por autoridades estrangeiras é considerado válido no Brasil, mas para produzir seus efeitos jurídicos, deve ser registrado em uma repartição do Consulado Brasileiro na cidade/país do matrimônio. Posteriormente, deverá ser feita a transcrição dos documentos no Cartório de 1º Registro Civil da cidade de domicílio dos cônjuges no Brasil. Para isso você terá um prazo de 180 dias, a contar da volta de um ou de ambos os cônjuges ao Brasil.

Como escolher onde casar?

Não existe uma fórmula para escolher o destino perfeito, pois diversos fatores entrarão em cena para essa escolha.


Por exemplo, se os seus convidados tiverem pouco tempo, você realmente precisa procurar um lugar a apenas poucas horas de voo de distância do local do evento. Considerando que eles disponham de uma semana ou 10 dias, essa “distância” poderá ser reavaliada e você terá a possibilidade de escolher um lugar um pouco mais afastado.


Aspectos pessoais do seu relacionamento podem entrar em jogo também. Por exemplo, o país/cidade onde vocês tiveram alguma experiência marcante. Algum lugar que esteja na lista de desejos ou um lugar onde vocês tenham passado férias juntos.


O local é a chave para aquilo que você deseja alcançar. Pense no estilo que você sonha, na experiência que deseja que seus convidados tenham e então tome a decisão.


Decoração da Feijó Design em New York
New York - USA

Qual é o maior equívoco sobre Destination Wedding?

As pessoas, às vezes, não entendem quão acessíveis esses lugares podem ser. Para começar, essa modalidade de casamento pode oferecer economias substanciais. Você pode ter pelo custo de um casamento tradicional de alta qualidade, a sua experiência no exterior, por uma fração desse custo. Além disso, a experiência de um Destination Wedding é algo que você simplesmente não pode colocar um preço.

Será que devemos pagar tudo para nossos convidados?

Existe uma expectativa de que você arcará pelos custos normais da recepção.


Os convidados que optarem por estar presente no evento, geralmente, sabem que irão assumir suas própria despesas de viagem, tais como, acomodação, traslado e outras.


Você pode direcionar seus convidados à uma agência onde tenha conseguido algum tipo de benefício ou pacote.


Outra maneira de compensar o custo, é trocar o presente que você poderia receber, pela presença dessas pessoas que são tão importantes para você.


Uma outra ação muito comum é proporcionar uma ou duas diárias para os seus VIPs, como parentes próximos e melhores amigos, para agradece-los por seu apoio.

Quanto às informações, qual a recomendação?

A resposta é curta, tanto quanto possível, de preferência através de um Save the Date.


Não envie apenas a data e o destino, tente também ter todos os acordos bloqueados para que você possa remeter informações sobre pacotes, voos e acomodações.


Também vale a pena considerar um site de casamento para que você possa atualizar os detalhes à medida que forem entregues ou até mesmo fornecer indicações para passeios, restaurantes entre outros, que seriam de interesse para os convidados que planejam transformar a viagem em um feriado prolongado.


Decoração da Feijó Design em New York
Bahia - Brasil

Com quanto tempo de antecedência devemos planejá-lo?

De 06 a 18 meses, é um bom prazo para isso. Tudo dependerá da sua data ideal. Existem períodos que coincidem com férias escolares ou feriados prolongados. Assim, recomendo sempre fazer um levantamento do ano calendário do país/cidade que estiver em seu estudo.

A flutuação cambial tem impacto no custo? Como resolver?

Recomendo que as pessoas fiquem de olho e se resguardem sempre com reservas na moeda local. Fale com seu gerente de investimentos e comente sobre seu projeto. Com certeza ele lhe apresentará uma solução para não sofrer nenhum transtorno próximo ao dia tão esperado.


Decoração da Feijó Design em New York
New York - USA

Acho que agora você pode começar sua pesquisa. Tenha coragem e siga sempre seu sonho.


Eu e minha equipe teremos o maior prazer em lhe ajudar e fazer parte desse momento. Não vejo a hora de criar seu projeto exclusivo de decoração.

bottom of page